terça-feira, 28 de janeiro de 2014

In memoriam

Neste mundo, onde ninguém vive tão sozinho como pensa, toda a gente nos toca, de um qualquer modo, e os amigos de um modo sempre especial.
Não sei se escorrego para a banalidade, nem isso me importa muito, neste momento: o Francisco Gonçalves, o Chico, deixou-nos ontem e é quase automático o turbilhão de recordações que nos assalta a cada momento - os projetos partilhados, os (des)entendimentos, as cumplicidades, os (des)encantos e, acima de tudo, a amizade, que sempre arranjou maneira de fintar algumas ideias travessas e travessuras da vida e manter-se à tona, em todos os momentos.
O Chico tocou muitas pessoas, principalmente aqueles com quem partilhou tantos projetos em que se envolveu e envolveu outros - a Rádio, o teatro, a Fanfarra, os anos de presidência do Centro Cultural, os Bombeiros e, ultimamente, o Centro de Dia.
O Chico tinha alguns defeitos, que às vezes lhe atirávamos à cara e até ampliávamos - é sempre fácil sermos exigentes, reclamarmos mais empenho e envolvimento, esquecendo tantas vezes o quanto as pessoas já sacrificam em termos pessoais, familiares e mesmo profissionais.
Essa corda, o Chico trazia-a sempre esticada: para tentar arranjar tempo para ser pai, dirigente, comandante... À sua volta, as pessoas sabiam isso, que ele estava disponível, que só sabia estar disponível. Mesmo quando reclamavam mais disponibilidade... E o Chico ia fazendo, acabava sempre por fazer.
O Chico foi polémico, zangou-se e reconciliou-se com muita gente. Bebeu uns copos e disse inconveniências, enganou-se, pediu desculpas e desculpou...
Agora morreu, e talvez haja quem passe a falar dele como um anjo ("a morte faz de nós anjos", dizia o Jim Morrison). Não sei se o Chico gostaria de ser anjo e, sinceramente, continuo a achar que não tinha muito de santo... Mas era um amigo e aqueles que o contavam entre os seus amigos sabem que esse sentimento basta para que tudo o resto valha muito pouco na balança da memória que guardaremos dele.
Descansa em paz, companheiro!

(28/01/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário